Sunday, July 22, 2007



Loures um Concelho Seguro, só nas Estatísticas

Em 2005, em duas ocasiões o presidente da Câmara teve o que se chama de Declarações de “Irresponsabilidade Política”, com uma simples frase “Loures é um concelho Seguro”. Esta frase foi dita na oferta de Coletes a prova de Bala que a EPAL, fez a Policia Segurança Publica de Loures , e quando numa primeira fase o Município, ficou excluído do projecto “Táxi Seguro”.
Irresponsabilidade Política, porque ele sabia que a taxa do crime em Loures, era mais baixa, que nos outros concelhos, porque a maioria dos furtos, e assaltos, são pequenos crimes, que nunca são participados as autoridades, e perante todas as estatísticas, e taxas do crime, é como se tal furto nunca tivessem ocorrido, porque a PSP e GNR e por sua vez a PJ, não tomaram conhecimento desses crimes que, são assim “Invisíveis”.O mais grave é que o presidente sabia que a média estava totalmente “aldrabada”, e que no fundo Loures estava mais baixa que outros concelhos, tudo porque, a maioria dos Lourenses, quando foi assaltado, não relatou o furto as autoridades. O que baixou, a média, em relação a outros concelhos. Saber disto, e querer tirar aproveitamento Politico, é muito grave, e são declarações de irresponsabilidade Política, porque Loures (era) é um concelho Seguro, mas só nas estatísticas.
Passado dois anos a taxa de crimes roubos, furtos subiu significativamente e o Presidente teve que meter a “Viola no Saco”, e deixar de ter esta afirmação, por estar tão desfasada da realidade.
Em 2 anos muitos assaltos fizeram Historia no concelho de Loures, quem não se lembra do assalto, a mão armada numa Joalharia no pinheiro de Loures, o Assalto da Caixa Multibanco, na Junta de Freguesia da Apelação, e mais recentemente um individuo foi baleado, e morreu no Bairro de Santo António, em Camarate a porta de uma discoteca, envolvido, num conflito com um grupo de jovens da Quinta da Fonte, na Apelação. Um dos furtos mais caricatos, foi a 9 de Fevereiro de 2007 ,o assalto ao edifício paços do concelho, um edifício que tem como vizinhos o Posto da GNR e o Posto da PSP. Os ladrões não tiveram respeito nem pela própria Câmara de Loures, e nem pela própria GNR e PSP, foi um assalto por “Debaixo do nariz” dos postos de Loures.
Eu até sei a resposta, que o irresponsável do presidente da Câmara, daria perante estas acusações , ele diria naquele seu estilo popular.
“Você não esta a insinuar, que foi o presidente da Câmara que fez os assaltos, e que puxou o gatilho nessa rixa em Camarate , e que foi o presidente que assaltou os paços do concelho?.
Não acuso o Presidente da Câmara de ter cometido esses crimes , acuso o sim de ter feito declarações de irresponsabilidade Política, ao ter dito “Loures é um concelho Seguro”, por estar tão desfasado da realidade.
Agora dizem me que Carlos Teixeira, no dia 6 de Julho de 2007 foi eleito vice-presidente do Fórum Europeu para a Segurança Urbana, (FESU), em Roma, Itália e que a eleição decorreu, em Assembleia-Geral, perante 300 representantes autárquicos das regiões da Europa que integram o (FESU).
Fico assustado, porque até o “Saldanha”, percebe mais de segurança que este Presidente da Câmara . E Carlos Teixeira no dia 5 de Julho em declarações, a Rádio Nova Antena depois do homicídio na discoteca em Camarate, acerca da segurança no concelho,terá dito passo o excerto da noticia:

Na resposta, o presidente da Câmara Municipal de Loures, Carlos Teixeira, afirma que “a esquadra de Camarate vai ser construída, provavelmente ainda este ano, mas não será isso que vai evitar a ocorrência de situações deste género”.terá dito conforme excerto da Noticia. “De resto, o autarca sublinha que “a actuação da PSP no concelho de Loures tem sido magnífica” e acrescenta que Loures está “acima da média europeia, a nível de polícias por habitante”.Rádio Nova Antena , 5 de Julho de 2007

E deixo a seguinte Questão , mas será que para Carlos Teixeira, a Política é uma Tecnocracia, onde se possa proferir as declarações de irresponsabilidade Política que fez em 2005 , e será que para o novo Vice-presidente do Fórum Europeu de Segurança, em 2007 a Segurança, é um monte de estatísticas, as quais se podem tirar conclusões deste tipo, e que se possa esconder neste tipo de estatísticas, em vez de tomar medidas,e de se aproveitar politicamente?.

Uma Anedota:

Em 10 de Abril de 2006, a Associação Pomba da Paz, na Quinta do Mocho foi assaltada, e os e ladrões levaram 15 mil euros. De quem é a Culpa?, Transcrevendo parte da Noticia

"Ângela Ramos aponta, ainda, o dedo à Câmara de Loures: "Em 2001 pedimos para vedar o espaço que dá acesso às portas de emergência. Ainda não pensávamos em assaltos, queríamos um espaço fechado para as crianças brincarem. Em 2003, quando fomos assaltados pela primeira vez, a Câmara prometeu vedar o espaço por questões de segurança".

Mas o mais Caricato é a parte seguinte, quando a associação teve que informar a Câmara Municipal de Loures acerca do assalto
Ana Margarida Penedo avisou pela manhã a Câmara do sucedido - do gabinete da presidência pediram-lhe para enviar um fax.

“"Enviar um fax? Mas como? Foi roubado", disse à Lusa.

No comments: